O INPI e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizam, no dia 9 de março, um seminário sobre propriedade Intelectual como instrumento de fomento à inovação. O evento contará com a presença do presidente do Instituto, Jorge Avila; do reitor da Unifesp, Walter Albertoni; e do deputado federal Newton Lima (PT-SP), titular da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.
Em palestra, o presidente do INPI, Jorge Ávila, analisará o tema no contexto do desenvolvimento técnico e industrial. Por sua vez, Sérgio Barcelos, do Centro de Disseminação da Informação Tecnológica do Instituto, tratará do uso da informação tecnológica contida nos documentos de patentes, enquanto o coordenador do núcleo de inovação tecnológica da Unifesp, Helio Takahashi, apresentará os principais avanços na gestão da propriedade intelectual já alcançados na Unifesp.
A Unifesp tem sete depósitos de patentes publicados, 14 registros de marcas e dois registros de programas de computador. As patentes abrangem principalmente as áreas de bioquímica, biofísica e medicina preventiva. O destaque fica por conta de produtos relacionados ao diagnóstico de doença de Chagas, contra o desenvolvimento de úlcera gástrica e para o incremento da memória para proteção.
O seminário ” Propriedade Intelectual como instrumento estratégico de fomento à inovação” acontecerá, entre 9h30 e 12h, no Campus da Unifesp, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Fomento à Proteção de Propriedade Intelectual de Universidades e Instituições de Pesquisa, do INPI, telefone 21 3037-3438.